Ferreira estreia com amarela e Saquarema

O prazo da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour começa na sexta (11) em Saquarema, mas na quinta tem Coletiva de Imprensa e competição na Praia de Itaúna.

Ferreira estreia com amarela e Saquarema.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Poullenot/Sloane/Dunbar/Cestari /Smorigo/©WSL

A WSL já divulgou as baterias do Rio Pro 2018, que pode começar nesta sexta em Saquarema, se as ondas estiverem boas na Praia de Itaúna. A etapa brasileira do WSL Championship Tour tem prazo até o dia 20 para ser encerrada na “Capital Nacional do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro e vai acontecer nos dias com melhores ondas neste período. Os 36 concorrentes ao título conquistado pelo campeão mundial Adriano de Souza no ano passado e as dezoito participantes do Rio Women´s Pro, estão divididos em baterias de três na primeira fase. Então, o primeiro dia é o melhor para o público ver de perto na Praia de Itaúna, todas as grandes estrelas do esporte competindo em Saquarema.

Tatiana Weston-Webb vai estrear com a bandeira brasileira na lycra.
A torcida que promete lotar a cidade novamente, terá dezessete brasileiros para apoiar esse ano. Serão quatorze brigando pelo título masculino e três pelo feminino, incluindo a atual número 4 do ranking mundial, Tatiana Weston-Webb, que vai estrear com a bandeira brasileira gravada em sua lycra de competição na Praia de Itaúna. Ela nasceu no Rio Grande do Sul e desde criança mora no Havaí, sempre competiu como havaiana, mas decidiu passar a representar o Brasil no Circuito Mundial e a primeira vez será em Saquarema.

A agora gaúcha Tatiana Weston-Webb, foi escalada na sexta e última bateria da primeira fase, com a francesa Johanne Defay e a australiana Keely Andrew. A cearense Silvana Lima estreia no confronto anterior, com a havaiana tricampeã mundial, Carissa Moore, e a neozelandesa Paige Hareb. A terceira brasileira sairá da triagem com quatro surfistas que será realizada na quinta, às 9 horas na Praia de Itaúna, valendo vaga para completar a terceira bateria, da hexacampeã mundial e líder do ranking, Stephanie Gilmore.

 A cearense Silvana Lima.
Com a troca de nacionalidade de Tatiana Weston-Webb, a “seleção brasileira” no World Surf League Championship Tour passa a ter treze surfistas. Entre os homens, o Brasil foi o primeiro país a superar a maioria australiana, desde a criação da divisão de elite em 1992. São onze entre os top-34 e a Austrália ainda teve Mick Fanning encerrando a carreira. Joel Parkinson também não vem ao Brasil, por razões pessoais, mas será substituído por um australiano da nova geração, Mikey Wright, que já liderou o WSL Qualifying Series esse ano.

Jeep Leaderboard – Para a torcida brasileira, uma das atrações no é o potiguar Italo Ferreira, que vai vestir a lycra amarela em Saquarema. Ele sentiu a emoção de badalar o sino do troféu de campeão da etapa de Bells Beach e divide o primeiro lugar no ranking com o australiano Julian Wilson. Além deles, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore também usará a lycra amarela em Itaúna. O potiguar de Baía Formosa vai estrear na sétima bateria, contra o australiano Connor O´Leary e o havaiano Keanu Asing.

Filipe Toledo foi campeão no Postinho da Barra.
Antes dele, oito dos quatorze participantes do Brasil em Saquarema, já terão feito suas primeiras apresentações na Praia de Itaúna. O campeão da etapa brasileira em 2015, Filipe Toledo, com uma multidão vibrando como um estádio de futebol no Postinho da Barra da Tijuca, foi escalado na primeira bateria, com o pernambucano Ian Gouveia e o japonês Kanoa Igarashi. Nesta rodada inicial, a vitória vale vaga na terceira fase, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

Bateria brasileira – Mais dois brasileiros entram na segunda bateria, o catarinense Tomas Hermes e o paulista Miguel Pupo, para enfrentar o sul-africano Jordy Smith. Na terceira, o paulista Wiggolly Dantas pega dois australianos, Owen Wright e Wade Carmichael. E a quinta bateria será 100% verde-amarela, com o campeão mundial Gabriel Medina estreando junto com o também paulista Jessé Mendes e o catarinense Alejo Muniz.

O cearense Michael Rodrigues.
Depois, tem Italo Ferreira na sétima e na oitava o campeão mundial Adriano de Souza começa a defender o seu título de campeão em Saquarema, contra dois novatos na elite deste ano, o americano Griffin Colapinto e o sul-africano Michael February, que herdou a vaga do aposentado Mick Fanning. Mais três brasileiros competem sozinhos com surfistas de outros países, Yago Dora na nona bateria, o também catarinense Willian Cardoso na 11ª e o cearense Michael Rodrigues na 12ª e última da primeira fase.

Entre os onze titulares da “seleção brasileira”, o único desfalque é o paulista Caio Ibelli, que está contundido. Mas, outros três já foram escalados direto na chave principal, Miguel Pupo e Wiggolly Dantas nas vagas dos contundidos e Alejo Muniz como convidado da World Surf League, por estar liderando o ranking do WSL Qualifying Series. O 14º participante do Brasil será o vencedor da triagem organizada pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro na quinta-, às 9 horas, na Praia de Itaúna.

O campeão mundial Adriano de Souza. 
Triagem na quinta – Em todas as etapas do World Surf League Championship Tour, os organizadores do evento têm direito a escolher um convidado para desafiar os melhores do mundo. No Rio Pro, foi aberta uma chance para quatro surfistas disputarem a vaga e quatro para a feminina. O critério para selecionar os nomes foi o mesmo, o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial do WSL Qualifying Series, o campeão da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o campeão estadual profissional do Rio de Janeiro e um indicado pela Associação de Surf de Saquarema.

O catarinense Alejo Muniz estava nesta triagem, antes de receber o “wildcard” da World Surf League. Então, o número 3 no ranking do QS, Deivid Silva, entrou em seu lugar para disputar a vaga com o campeão brasileiro e também paulista Thiago Camarão, o campeão carioca de 2017, Eduardo Fernandes, de Buzios, e o bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que venceu uma seletiva da Associação de Surf de Saquarema, entre surfistas que moram na cidade.

O campeão mundial Gabriel Medina.
Saquarema também estará representada na triagem feminina e em dose dupla, pela campeã estadual Kayane Reis e por Taís de Almeida, que no último fim de semana ganhou uma etapa do Circuito Brasileiro na capital carioca e foi indicada pela ASS. As duas vão enfrentar a jovem catarinense de apenas 14 anos de idade, Tainá Hinckel, que é a melhor brasileira no QS deste ano, e a atual campeã brasileira Luana Coutinho, de Ubatuba (SP).

Coletiva de imprensa – A quinta-feira será agitada na Praia de Itaúna. Depois da triagem pela manhã, à tarde tem a Coletiva de Imprensa Oficial começando às 14h00 na arena do evento, com alguns destaques do World Surf League Championship Tour. Estarão atendendo aos jornalistas os campeões mundiais John John Florence, Gabriel Medina, Adriano de Souza e Stephanie Gilmore, os líderes do ranking Italo Ferreira e Julian Wilson, além das duas brasileiras na elite, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb.

Tomas Hermes enfrenta Jordy Smith e Miguel Pupo.
O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global da Corona, Jeep, Airbnb e Hurley e a Oi como patrocinador "naming rights" da etapa brasileira, que é realizada com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), e da Prefeitura Municipal de Saquarema. O Oi Rio Pro 2018 também conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS).

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO 2018 EM SAQUAREMA:
1ª) Filipe Toledo (BRA), Kanoa Igarashi (JPN), Ian Gouveia (BRA)
2ª) Jordy Smith (AFR), Tomas Hermes (BRA), Miguel Pupo (BRA)
3ª) Owen Wright (AUS), Wade Carmichael (AUS), Wiggolly Dantas (BRA)
4ª) John John Florence (HAV), Joan Duru (FRA), Mikey Wright (AUS)
5ª) Gabriel Medina (BRA), Jessé Mendes (BRA), Alejo Muniz (BRA)
6ª) Julian Wilson (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), vencedor da triagem
7ª) Italo Ferreira (BRA), Connor O´Leary (AUS), Keanu Asing (HAV)
8ª) Adriano de Souza (BRA), Griffin Colapinto (EUA), Michael February (AFR)
9ª) Michel Bourez (TAH), Conner Coffin (EUA), Yago Dora (BRA)
10) Adrian Buchan (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Ezekiel Lau (HAV)
11) Matt Wilkinson (AUS), Jeremy Flores (FRA), Willian Cardoso (BRA)
12) Kolohe Andino (EUA), Frederico Morais (PRT), Michael Rodrigues (BRA)

PRIMEIRA FASE FEMININA DO OI RIO PRO 2018:
1ª) Sally Fitzgibbons (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Coco Ho (HAV)
2ª) Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA), Bronte Macaulay (AUS)
3ª) Stephanie Gilmore (AUS), Malia Manuel (HAV), vencedora da triage
4ª) Lakey Peterson (EUA), Sage Erickson (EUA), Pauline Ado (FRA)
5ª) Carissa Moore (HAV), Silvana Lima (BRA), Paige Hareb (NZL)
6ª) Tatiana Weston-Webb (BRA), Johanne Defay (FRA), Keely Andrew (AUS)

TOP-22 DO JEEP LEADERBOARD – RANKING WSL 2018 – após a 3.a etapa:
01) Julian Wilson (AUS) – 13.330 pontos
01) Italo Ferreira (BRA) – 13.330 pontos
03) Mick Fanning (AUS) – 11.500
04) Owen Wright (AUS) – 11.155
04) Michel Bourez (TAH) – 11.155
06) Adrian Buchan (AUS) – 9.885
07) Gabriel Medina (BRA) – 9.415
08) Griffin Colapinto (EUA) – 8.170
09) Filipe Toledo (BRA) – 8.075
10) Adriano de Souza (BRA) – 7.030
10) Conner Coffin (EUA) – 7.030
12) Tomas Hermes (BRA) – 6.925
12) Patrick Gudauskas (EUA) – 6.925
14) Frederico Morais (PRT) – 6.830
14) Michael Rodrigues (BRA) – 6.830
16) Jeremy Flores (FRA) – 5.785
16) Wade Carmichael (AUS) – 5.785
18) Ezekiel Lau (HAV) – 5.585
19) Mikey Wright (AUS) – 5.365
20) Jordy Smith (AFR) – 4.995
20) Kolohe Andino (EUA) – 4.995
20) Joel Parkinson (AUS) – 4.995
20) Willian Cardoso (BRA) – 4.995
--------outros brasileiros:
26) Jessé Mendes (BRA) – 3.750 pontos
31) Yago Dora (BRA) – 2.505
36) Caio Ibelli (BRA) – 1.260
36) Ian Gouveia (BRA) – 1.260
39) Miguel Pupo (BRA) – 420

TOP-10 DO JEEP LEADERBOARD – RANKING WSL 2018 – 3 etapas:
01) Stephanie Gilmore (AUS) – 19.940 pontos
02) Lakey Peterson (EUA) – 17.830
03) Carissa Moore (HAV) – 14.235
04) Tatiana Weston-Webb (BRA) – 13.935
05) Caroline Marks (EUA) – 13.915
06) Tyler Wright (AUS) – 12.575
06) Johanne Defay (FRA) – 12.575
08) Nikki Van Dijk (AUS) – 10.880
09) Keely Andrew (AUS) – 10.580
10) Sally Fitzgibbons (AUS) – 10.560
10) Silvana Lima (BRA) – 10.560
10) Malia Manuel (HAV) – 10.560

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates