Chile promove duas etapas da WSL South America em maio


O QS 1500 Heroes de Mayo Iquique Pro estreia nos dias 21 a 26 e na semana seguinte acontece a nona edição do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour de 29 de maio a 03 de junho.

Alvaro Malpartida está sempre entre os favoritos no Chile.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Moreno/Jimenez/Carvajal/Alvarez/©WSL

O Chile vai sediar duas etapas seguidas do WSL Qualifying Series 2018 promovidas pela WSL South America neste mês de maio. A primeira delas marca a volta de Iquique ao calendário mundial após 25 anos, com o “Heroes de Mayo Iquique Pro”, evento com status QS 1500 para homens e mulheres nos dias 21 a 26 nas praias El Colegio e La Punta. E na semana seguinte, de 29 de maio a 03 de junho, acontece o já tradicional QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour, só para os homens competirem na perigosa onda de El Gringo, em Ex Isla Alacrán.

 Tomas Tudela tenta um inédito bicampeonato no Arica Pro Tour.
Esta será a nona edição do Desafio de Arica, que estreou no calendário do WSL Qualifying Series em 2009. A história começou com uma final peruana, que foi repetida no ano passado. Alvaro Malpartida participou das duas decisões e também na de 2013, quando conquistou o título de campeão nos tubos de El Gringo. Mas, perdeu o primeiro para Gabriel Villaran e o de 2017 para Tomas Tudela, quando tentava um inédito bicampeonato no Maui and Sons Arica Pro Tour.

Tomas Tudela é um dos mais de 100 surfistas de vários países que já confirmaram participação no evento, que prossegue com as inscrições abertas no sistema online da WSL South America – www.wslsouthamerica.com – tanto para o Maui and Sons Arica Pro Tour, como para o Heroes de Mayo Iquique Pro. O desafio nos tubos de El Gringo tem status QS 3000 e a vitória vale 3.000 pontos para o ranking mundial do WSL Qualifying Series, com o campeão também marcando 1.000 pontos na disputa pelo título sul-americano da WSL South America.

El Colégio, no Chile.
Em Iquique, as etapas masculina e feminina têm nível QS 1500 e os vencedores do Heroes de Mayo Iquique Pro recebem 1.500 pontos para computar no WSL Qualifying Series, além de 1.000 pontos também para o ranking sul-americano da WSL South America. A volta de Iquique ao Circuito Mundial após 25 anos da única etapa disputada na cidade em 1993, vai comemorar o trigésimo aniversário do “Heroes de Mayo”, o campeonato de surfe mais antigo do Chile, que sempre recebia os melhores surfistas da América do Sul na década de 90.

Iquique foi a primeira cidade do Chile a sediar um evento da World Surf League. Naquele Mormaii Iquique Pro de 1993, duas estrelas do Brasil na época, Fabio Gouveia e Teco Padaratz, decidiram o título num mar épico na praia El Colegio, a mesma que será utilizada como palco principal da competição masculina esse ano. Mas, o campeão foi outro brasileiro, Tadeu Pereira, com Teco ficando em segundo lugar, o peruano Magoo De La Rosa em terceiro e Fabio Gouveia em quarto. A etapa feminina do Heroes de Mayo Iquique Pro será disputada nas ondas de La Punta e os dois eventos acontecem na mesma semana de 21 a 26 de maio.

Guga Dvorquez.
Sul-Americano – A WSL South America já realizou duas etapas do WSL Qualifying Series esse ano, valendo pontos também para o ranking que define os campeões sul-americanos da temporada. Este título regional ganhou importância depois que a World Surf League passou a premiar os campeões com a garantia de participação nas provas mais importantes do WSL Qualifying Series, com status QS 6000 e QS 10000, que praticamente definem os classificados para a elite que disputa o título mundial no World Surf League Championship Tour.

A temporada sul-americana de 2018 começou no Peru e a segunda etapa rolou na Argentina. A equatoriana Dominic Barona ganhou as duas e lidera o ranking da WSL South America com 100% de aproveitamento. Entre os homens, o peruano Alonso Correa largou na frente com vitória em casa na Copa Triathlon Reef Pro em San Bartolo, mas o brasileiro Wesley Santos assumiu a ponta do ranking com o título conquistado no Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata. A batalha pelo troféu de campeão sul-americano que o brasileiro Thiago Camarão ganhou em 2017, vai continuar agora nas duas etapas do Chile no mês de maio.

CAMPEÕES DAS ETAPAS DO WSL QUALIFYING SERIES EM ARICA NO CHILE:
2017: Tomas Tudela (PER) no QS 3000 Maui and Sons Arica Pro – 2º-Alvaro Malpartida (PER)
2016: William Aliotti (FRA) no QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour – 2º-Dean Bowen (AUS)
2015: finais do QS 1500 Maui and Sons Arica World Star canceladas pelo mar “stormy”
2014: Jessé Mendes (BRA) no 3-Star Maui and Sons Arica World Star – 2º-Marco Giorgi (URU)
2013: Alvaro Malpartida (PER) no 3-Star Maui and Sons World Star – 2º-Anthony Walsh (AUS)
2012: Anthony Walsh (AUS) no 3-Star Maui and Sons Arica World Star – 2º-Eala Stewart (HAV)
2011: Guillermo Satt (CHL) no 3-Star Arica World Star Tour – 2º-Camilo Hernandez (CHL)
2009: Gabriel Villarán (PER) no 3-Star Rusty Arica Pro Challenge – 2º-Alvaro Malpartida (PER)

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates