Itacaré volta a sediar etapa do QS

A cidade de Itacaré e a Bahia voltam a sediar uma etapa do Circuito Mundial de acesso à elite, o QS, na Praia da Tiririca com status QS 1500 e com Festival de Música , no final de semana entre, os dias de 26 a 29.

Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL worldsurfleague.com
Colaboração de foto: Fabriciano Jr./Poullenot/Morris/Smorigo

Mais de 100 de surfistas de sete países já estão inscritos no Itacaré Surf Sound Festival, etapa do WSL Qualifying Series com status QS 1500, que será realizada na próxima semana, 26 a 29 de outubro, em Itacaré, no litoral sul da Bahia. O evento marca a volta da cidade e do estado ao Circuito Mundial depois de um ano e também valerá como penúltima etapa da disputa pelo título sul-americano da WSL South America. Além da batalha por pontos nos dois rankings nas ondas da Praia da Tiririca, estão programadas várias atividades educativas de proteção ambiental e preservação da Natureza durante os dias e um Festival de Música com shows nas noites da sexta e sábado em Itacaré.

Na primeira noite, as atrações serão o Conecrew, Maskavo, Marlon Moreira e DJ Banzai. E no sábado, se apresentam Bruta Raça, Rael, Fábrica de Sons, Banda Kasa 8, novamente com o DJ Banzai agitando a galera. Os ingressos já estão à venda no Café Bar Pé de Amendoa e no Cacau Show de Itacaré, bem como nas lojas Backdoor de Ilhéus e Itabuna. Durante os dias, também tem show garantido nas ondas da Tiririca e não precisa de ingresso, somente chegar na praia e escolher o melhor lugar na areia ou nas pedras, para assistir de perto as manobras dos surfistas nas baterias eliminatórias que começam na quinta-feira e prosseguem na sexta-feira, sábado, até chegar na decisão do título no domingo.

O paulista Thiago Camarão lidera a disputa pelo título Sulamericano.
A vitória no Itacaré Surf Sound Festival apresentado pelo Governo do Estado da Bahia, vale 1.500 pontos para o WSL Qualifying Series e 1.000 pontos para o ranking regional da WSL South America, que define o campeão sul-americano da temporada. Entre os mais de 100 surfistas confirmados, está o paulista Thiago Camarão, que lidera a disputa por este título desde a primeira etapa do ano, com a vitória na Argentina em Mar del Plata. Já teve outra no Peru e uma no Chile, restando agora as duas seguidas no Brasil para fechar o ranking sul-americano. Depois da Bahia, tem o QS 3000 São Sebastião Pro de 2 a 5 de novembro na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Estrela do CT – Quem também reservou sua inscrição e certamente será a grande atração e um dos favoritos ao título do Itacaré Surf Sound Festival, foi o potiguar Jadson André, que faz parte da “seleção brasileira” que disputa o título mundial no World Surf League Championship Tour. Outros surfistas que também já defenderam o Brasil na divisão de elite do esporte estão confirmados para se apresentar na Praia da Tiririca, o catarinense Alejo Muniz e o paulista Alex Ribeiro, que estavam entre os melhores do mundo no ano passado e tentam recuperar suas vagas pelo QS, o cearense Heitor Alves, o carioca Raoni Monteiro e o paranaense Jihad Khodr.

Alex Ribeiro está em 19º.
Entre os participantes do Itacaré Surf Sound Festival, os que estão mais próximos da lista dos dez primeiros no ranking que se classificam para o CT, são os próprios Alejo Muniz em 16º lugar e Alex Ribeiro em 19º. Jadson André é o 24º colocado, depois tem os paulistas Flavio Nakagima em 28º, Deivid Silva em 34º e o melhor baiano é Bino Lopes em 36º lugar. O líder do ranking sul-americano, Thiago Camarão, é o 42º no QS e Heitor Alves está na quinquagésima posição. Todos buscam melhorar suas colocações na Bahia.

Os brasileiros são maioria na lista dos inscritos no QS 1500 da Bahia, mas competidores de outros seis países também vão lutar pelo título em Itacaré, vindos dos Estados Unidos, França, Espanha, Argentina, Peru e Chile. Na última etapa que aconteceu na Praia da Tiririca em 2015, um norte-americano foi o campeão e a vitória de Kanoa Igarashi em Itacaré garantiu sua classificação antecipada para a elite dos top-34 do CT. Ele continua na divisão principal da World Surf League e não vai defender o título em Itacaré esse ano.

O pernambucano Halley Batista.
Mundial em Itacaré – A cidade de Itacaré sediou sua primeira competição válida pelo Circuito Mundial em 2006, com o Brasil voltando a receber uma etapa do CT feminino junto com uma do QS também para as meninas na Praia da Tiririca. Esse evento se repetiu no ano seguinte e depois Itacaré só retornou ao calendário da World Surf League em 2013, com uma prova masculina do QS, vencida pelo pernambucano Halley Batista.

Esse evento também promovia um Festival de Música em Itacaré e foi reeditado nos dois anos seguintes. Em 2014, aconteceram etapas do QS masculino e feminino, conquistadas pelo brasileiro Alex Ribeiro e pela havaiana Tatiana Weston-Webb, integrante da elite atual do CT. E na última edição em 2015, apenas os homens competiram e o campeão foi o californiano Kanoa Igarashi numa final internacional na Praia da Tiririca, contra o australiano Connor O´Leary. Os dois hoje fazem parte dos top-34 da divisão principal da World Surf League.

O norte americano Kanoa Igarachi venceu no ano passado.
Volta de Itacaré – O retorno do Mundial de Surf para Itacaré foi uma iniciativa do prefeito Antônio de Anízio e do diretor de planejamento, Cleber Miranda, que desde fevereiro vinha se reunindo com representantes da WSL South America, manifestando o desejo da cidade de voltar a ter uma etapa da World Surf League. De acordo com o prefeito, Itacaré hoje é conhecida a nível internacional pelo surfe e não poderia continuar de fora do Circuito Mundial.

Os organizadores enfatizam a importância de um evento deste porte, não somente pelo incentivo ao esporte, mas por também trazer benefícios para toda a economia e o turismo da cidade, em um período de baixa temporada. A expectativa é de que Itacaré fique lotada mais uma vez e o público também poderá participar das várias atividades de preservação e educação ambiental, que serão promovidas na arena do evento por entidades como Recicla Itacaré, Mecenas, Instituto Floresta Viva e Instituto Baleia Jubarte, em parceria com as secretarias de Meio-Ambiente e Educação da Prefeitura de Itacaré.

O Governo do Estado da Bahia e South to South apresentam o QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival, evento homologado pela WSL South America como 48.a etapa do WSL Qualifying Series, que será realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Governo do Estado da Bahia, South to South, Instituto Floresta Viva, Grou Turismo, Pousada Terra Boa e Associação de Surf de Itacaré (ASI). O evento será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

CAMPEÕES DAS ETAPAS DOS CIRCUITOS MUNDIAIS EM ITACARÉ:
2015: Kanoa Igarashi (EUA) no QS 6000 Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca
------------------------------------------------
2014: Alex Ribeiro (SP) no 4-Star Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca
2014: Tatiana Weston-Webb (HAV) no 4-Star Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca
------------------------------------------------
2013: Halley Batista (PE) no 4-Star Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca
------------------------------------------------
2007: Samantha Cornish (AUS) no WCT Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca
2007: Nicola Atherton (AUS) no WQS 4-Star Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca
------------------------------------------------
2006: Layne Beachley (AUS) no WCT Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca
2006: Tita Tavares (CE) no WQS 5-Star Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca

RANKING SUL-AMERICANO DA WSL SOUTH AMERICA – 3 etapas:
1º) Thiago Camarão (BRA) – 1.420 pontos
2º) Alvaro Malpartida (PER) – 1.030
3º) Jeronimo Vargas (BRA) – 1.025
4º) Gabriel André (BRA) – 860
5º) Samuel Igo (BRA) – 815
6º) Joaquin del Castillo (PER) – 800
7º) Gustavo Ramos (BRA) – 790
8º) Krystian Kymerson (BRA) – 750
9º) Marcos Correa (BRA) – 680
10º) Adrian Garcia (PER) – 595


Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates