Deivid Silva brilha no Itacaré Surf Sound Festival

O paulista fez as marcas a serem batidas no QS 1500 de Itacaré logo na primeira bateria da quinta-feira na Praia da Tiririca e aumentou seus próprios recordes na abertura da segunda fase.

Deivid Silva conseguiu as melhores notas no primeiro dia em Itacaré.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Neves/Fernandes/©WSL

Uma quinta de Sol e boas ondas formaram um cenário perfeito para a abertura do Itacaré Surf Sound Festival na bela cidade da Costa do Cacau, no litoral sul da Bahia. O paulista Deivid Silva foi o grande destaque nas vinte baterias realizadas no primeiro dia da etapa do QS 1500 válida pelo WSL Qualifying Series e pelo ranking sul-americano da WSL South America. Ele fez as marcas a serem batidas logo na primeira bateria do dia e depois aumentou seus próprios recordes de nota para 8,90 e de pontos para 16,90 de 20 possíveis. O único que conseguiu superar um desses números foi o pernambucano Junior Lagosta, que completou o melhor aéreo do dia para arrancar nota 9,00 dos juízes.

Deivid Silva ficou feliz com sua atuação no primeiro dia.. 
“Estou muito feliz por estar aqui em Itacaré de novo e melhor ainda por ter conseguido tirar várias notas altas nas ondas que surfei nessas duas baterias”, disse Deivid Silva. “Tem altas ondas, o mar está bem divertido e Itacaré nunca decepciona, sempre tem boas ondas. Foi muito legal essa etapa de Itacaré voltar ao Circuito e a gente precisa de mais etapas ainda no Brasil. Esse evento aqui da Bahia sempre dá altas ondas, é muito divertido para competir e estou amarradão. Agora é concentrar pra próxima bateria amanhã (sexta-feira) e continuar entrando com tudo pra tentar fazer o melhor possível nas ondas”.

Na bateria que abriu oficialmente o QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival apresentado pelo Governo do Estado da Bahia, Deivid Silva ganhou notas 8,5 e 8,0 nas duas melhores ondas que surfou com suas manobras modernas e progressivas nas direitas e esquerdas da Praia da Tiririca. Depois, na abertura da segunda fase, já começou forte com nota 8,0 e ainda arrancou um 8,9 dos juízes para totalizar imbatíveis 16,90 pontos. O cearense Charlie Brown passou junto com ele para a terceira fase nessa bateria, com ambos eliminando o primeiro participante de outro país, o argentino José Gundesen, além de outro brasileiro, Pedro Nogueira.

O chileno Guillermo Satt estreou com vitória sobre dois brasileiros.
Outro estrangeiro caiu na terceira bateria desta segunda fase, o francês Olivier Cassaigne. Mas,  na sexta, o chileno Guillermo Satt estreou com vitória sobre dois brasileiros, pois o potiguar Mateus Sena não apareceu para competir. Na briga pela segunda vaga para a rodada de estreia dos principais cabeças de chave do Itacaré Surf Sound Festival, Daniel Matos se tornou o primeiro surfista de Itacaré a se classificar para a sexta-feira. Aliás, o jovem competidor de apenas 16 anos de idade foi o primeiro e único, pois Junior Santos, Tarcizio Campos, Davi Silva e Igor Farias, ficaram em último lugar nas suas baterias.

“Estou contente por estar de volta ao Brasil, as ondas estão boas e estou muito feliz por ter começado o evento com uma vitória”, disse Guillermo Satt. “Eu espero que continue assim para representar bem o meu país, o Chile, nesse evento. Eu já tinha vindo duas vezes aqui para Itacaré e é um lugar muito legal, com uma vibe muito boa das pessoas que sempre nos recebem muito bem. Além disso, é muito bom competir aqui nessa água quente, pois venho de um lugar onde o mar é muito gelado, então é bom surfar só de calção aqui, sem roupa de neoprene que sempre preciso usar lá no Chile”.

Daniel Matos se tornou o primeiro surfista de Itacaré a se classificar.
“O mar está um pouco difícil de achar boas ondas, mas graças a Deus me classifiquei em segundo lugar para o próximo rounde e estou muito feliz”, disse Daniel Matos. “Eu espero ir melhorando a cada bateria para tentar avançar o máximo de baterias possível. Essa é a primeira vez na minha vida que estou competindo numa etapa do Circuito Mundial e foi muito irado esse campeonato voltar a ser disputado aqui, em casa, porque a gente surfa aqui nessa praia como bebe água todo dia, então é aproveitar essa chance de mostrar nosso surfe”.

Na disputa seguinte, outro estrangeiro estreou com vitória nas ondas da Praia da Tiririca, o argentino Tomas Lopes Moreno, que superou até um bicampeão brasileiro, o paulista Renato Galvão, que se classificou em segundo lugar. Essa foi a sétima bateria da segunda fase e na oitava, outro baiano da região sul da Bahia avançou para a sexta-feira, o surfista de Ilhéus, Davi Mendes, no confronto vencido pelo potiguar Deyvson Santos.

Maior nota do dia – Depois dessa, o pernambucano Junior Lagosta foi o único a conseguir bater um dos recordes de Deivid Silva. Ele estava liderando a bateria e na última onda arriscou um aéreo que recebeu a maior nota dos juízes – 9,0 – para sacramentar a vitória por 15,50 pontos. Deivid permaneceu com os maiores placares do primeiro dia, com os 16,50 que computou em sua estreia no Itacaré Surf Sound Festival e os 16,90 que totalizou na abertura da segunda fase.

Franklin Serpa.
“Só de estar aqui competindo nesse evento já é uma vitória pra mim”, disse Junior Lagosta. “Itacaré tem um mar bem parecido com Maracaípe (PE), onde surfo todos os dias, então isso me deixou mais à vontade para executar a manobra que eu mais gosto, que é o aéreo. Eu vi que o mar estava difícil, só dava pra fazer uma ou duas manobras no máximo, aí vi que aquela onda tinha potencial para dar um aéreo e eu arrisquei tudo ali. Graças a Deus, completei o aéreo, consegui arrancar a maior nota do evento e agora é manter o foco nas próximas”.

Estreia das estrelas – Nesta sexta, estreiam as principais estrelas do Itacaré Surf Sound Festival na Praia da Tiririca. Os surfistas mais bem ranqueados no WSL Qualifying Series, fazem parte da lista dos 32 cabeças de chave que entram direto na terceira rodada da competição, que vai acontecer neste segundo dia da competição que prossegue até domingo em Itacaré, no litoral sul da Bahia. A grande atração é o único top da elite mundial do CT que está prestigiando o evento, o potiguar Jadson André.

O natalense é o cabeça de chave da 16ª e última bateria da terceira fase, junto com o chileno Nicolas Vargas. Os dois ainda não conhecem seus primeiros adversários, pois na quinta-feira foi realizada até a 12ª bateria da segunda fase e eles sairão das duas últimas, ou seja, irão enfrentar o vencedor da 16ª e o segundo colocado da 15ª. Outros fortes concorrentes ao título da lista de cabeças de chave são os que estão mais próximos dos dez primeiros colocados no ranking que se classificam para o CT do ano que vem, o catarinense Alejo Muniz e o paulista Alex Ribeiro, que já venceu a etapa de Itacaré em 2014. Ambos estavam na elite dos top-34 no ano passado e tentam recuperar suas vagas nesta reta final da temporada.

Onda Fest Itacaré – Também na sexta-feira, começa a principal atração extracompetição do Itacaré Surf Sound Festival, o Onda Fest Itacaré. Serão duas noites com shows no palco montado na Praia do Resende, em Itacaré. Na primeira, as atrações serão o Conecrew, Maskavo e Marlon Moreira. E no sábado, se apresentam o Bruta Raça, Rael, Fábrica de Sons e banda Kasa 8. Os ingressos estão à venda no Café Bar Pé de Amendoa e na Cacau Show de Itacaré, bem como nas lojas Backdoor de Ilhéus e Itabuna.

Já as várias atividades de preservação e educação ambiental, programadas para o público durante os dias na Praia da Tiririca, já foram iniciadas na quinta-feira. Cerca de sessenta crianças de escolas públicas de Itacaré visitaram a arena do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival e as oficinas e palestras das tendas das entidades selecionadas pela Associação de Surf de Itacaré (ASI), como INEMA, Recicla Itacaré, Instituto Floresta Viva, Instituto Baleia Jubarte, Civil Eco, Embaúba e Sala Verde em parceria com a Secretaria de Meio-Ambiente da Prefeitura de Itacaré.

O Governo do Estado da Bahia e South to South apresentam o QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival, evento homologado pela WSL South America como 48.a etapa do WSL Qualifying Series, que será realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Governo do Estado da Bahia, South to South, Instituto Floresta Viva, Grou Turismo, Pousada Terra Boa e Associação de Surf de Itacaré (ASI). O evento será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com


SOUTH TO SOUTH apresenta ITACARÉ SURF SOUND FESTIVAL:
PRIMEIRA FASE - 3º=97º lugar com 30 pontos e 4º=105º lugar com 27 pontos:
1ª) 1-Deivid Silva (BRA), 2-Alessandro Dias (BRA), 3-Arthur Cerqueira (BRA)
2ª) 1-Artur Silva (BRA), 2-Kallebe Kymerson (BRA), 3-Alex Lima (BRA)
3ª) 1-Renan Argemiro (BRA), 2-Daniel Matos (BRA), 3-Bruno de Andrade Maia (BRA)
4ª) 1-Daniel Adisaka (BRA), 2-Davi Mendes (BRA), 3-Italo Rosa (BRA)
5ª) 1-Samuel Igo (BRA), 2-Guilherme Marques (BRA), 3-Brayner Silva (BRA)
6ª) 1-Adilton Mariano (BRA), 2-Itim Silva (BRA), 3-Kecio Music (BRA)
7ª) 1-Douglas Silva (BRA), 2-Elson Vieira (BRA), 3-Luan Carvalho (BRA)
8ª) 1-Pericles Dimitri (BRA), 2-Lysandro Leandro (BRA), 3-Kailan Music (BRA)
SEGUNDA FASE – entrada de 48 pré-classificados mais bem colocados no QS:
-------1º e 2º=Terceira Fase / 3º=65º lugar com 105 pontos e 4.o=81.o lugar com 90 pts:
1ª) 1-Deivid Silva (BRA), 2-Charlie Brown (BRA), 3-José Gundesen (ARG), 4-Pedro Nogueira (BRA)
2ª) 1-José Francisco (BRA), 2-Michel Roque (BRA), 3-Bruno Galini (BRA), 4-Alessandro Dias (BRA)
3ª) 1-Amando Lins (BRA), 2-Artur Silva (BRA), 3-Renan Peres (BRA), 4-Olivier Cassaigne (FRA)
4ª) 1-Kim Matheus (BRA), 2-Kallebe Kymerson (BRA), 3-Pedro Dib (BRA), 4-Pedro Ingber (BRA)
5ª) 1-Renan Argemiro (BRA), 2-Geovane Ferreira (BRA), 3-Guilherme Villas Boas (BRA), 4-Tarcizio Campos (BRA)
6ª) 1-Guillermo Satt (CHL), 2-Daniel Matos (BRA), 3-Erick Moraes (BRA), wº-Mateus Sena (BRA)
7ª) 1-Tomas Lopez Moreno (ARG), 2-Renato Galvão (BRA), 3-Caetano Vargas (BRA), 4-Daniel Adisaka (BRA)
8ª) 1-Deyvson Santos (BRA), 2-Davi Mendes (BRA), 3-Felipe Oliveira (BRA), 4-Junior Santos (BRA)
9ª) 1-Junior Lagosta (BRA), 2-Samuel Igo (BRA), 3-Leonardo Berbet (BRA), 4-Davi Silva (BRA)
10) 1-Luciano Brulher (BRA), 2-Gustavo Ramos (BRA), 3-Guilherme Marques (BRA), 4-Pedro Berasaluze (ESP)
11) 1-Tales Araujo (BRA), 2-Jihad Khodr (BRA), 3-Adilton Mariano (BRA), 4-Fernando Junior (BRA)
12) 1-Wesley Santos (BRA), 2-Franklin Serpa (BRA), 3-Itim Silva (BRA), 4-Igor Farias (BRA)
---------ficaram para abrir a sexta-feira:
13) Alan Donato (BRA), Gustavo Borges (BRA), João Castano (BRA), 1º da 7ª
14) Pedro Neves (BRA), Douglas Noronha (BRA), Alex Siqueira (BRA), 2º da 7ª
15) Nate Dorman (EUA), Pedro Mendes (BRA), Alandreson Martins (BRA), 1º da 8ª
16) Luan Wood (BRA), Igor Moraes (BRA), Odacir Nonato (BRA), 2º da 8ª
TERCEIRA FASE – entrada dos 48 principais cabeças de chave mais bem ranqueados no QS:
-------1º e 2º=Quarta Fase / 3º=33º lugar com 180 pontos e 4º=49º lugar com 165 pts:
1ª) Flavio Nakagima (BRA), Adrian Garcia (PER), Deivid Silva (BRA), Michel Roque (BRA)
2ª) Raoni Monteiro (BRA), Yagê Araujo (BRA), José Francisco (BRA), Charlie Brown (BRA)
3ª) Luel Felipe (BRA), Gabriel Farias (BRA), Amando Lins (BRA), Kallebe Kymerson (BRA)
4ª) Bino Lopes (BRA), Juninho Urcia (PER), Kim Matheus (BRA), Artur Silva (BRA)
5ª) Victor Bernardo (BRA), Wesley Leite (BRA), Renan Argemiro (BRA), Daniel Matos (BRA)
6ª) Hizunomê Bettero (BRA), Alonso Correa (PER), Guillermo Satt (CHL), Geovane Ferreira (BRA)
7ª) Robson Santos (BRA), Weslley Dantas (BRA), Tomas Lopez Moreno (ARG), Davi Mendes (BRA)
8ª) Alejo Muniz (BRA), Iago Silva (BRA), Deyvson Santos (BRA), Renato Galvão (BRA)
9ª) Alex Ribeiro (BRA), Felix Martins (BRA), Junior Lagosta (BRA), Gustavo Ramos (BRA)
10) Thiago Guimarães (BRA), Yuri Gonçalves (BRA), Luciano Brulher (BRA), Samuel Igo (BRA)
11) Heitor Alves (BRA), Facundo Arreyes (ARG), Tales Araujo (BRA), Franklin Serpa (BRA)
12) Krystian Kymerson (BRA), Kei Kobayashi (EUA), Wesley Santos (BRA), Jihad Khodr (BRA)
13) Thiago Camarão (BRA), Yuri Gonçalves (BRA),
14) Marco Fernandez (BRA), Gabriel André (BRA),
15) Marcos Correa (BRA), Jean da Silva (BRA),
16) Jadson André (BRA), Nicolas Vargas (CHL),


Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates